Tenho um móvel grande e ele não cabe no elevador, o que fazer?

Está pensando em se mudar, mas tem um móvel grande sem que ele caiba no elevador e você não sabe o que fazer? Isso não é sinônimo de desespero, temos algumas dicas para te ajudar. 

Quando o móvel é muito pesado ou grande, algumas pessoas encontram dificuldade na hora da mudança, não cabe ou o elevador não suporta o peso, sendo inviável inclusive a passagem pela escada. 

O içamento de móveis também é chamado de transporte vertical, normalmente realizado por uma empresa especializada e preparada para o processo. 

A depender do tamanho e peso, pode-se utilizar desde guindaste â caminhão munk que fazem a elevação do móvel para dentro do apartamento utilizando a abertura de uma janela ou sacada.

Como sabemos, não é um trabalho assim tão fácil, requer planejamento, preparo dos envolvidos, assim como os cuidados com os entornos, um acidente pode ser fatal, então procure sempre uma empresa séria, que tenha como comprovar eficiência e segurança nesse tipo de manejo.

Os móveis içados são os mais variados possíveis, sofá, piano, ofurô entre outros que não podem ser desmontados.

Dicas para içamento de móveis pesados

Essas dicas são essenciais para que o processo de içamento aconteça de forma eficiente sem maiores contratempos.

Segurança

Sendo uma empresa especializada em içamento de móveis, todos os profissionais envolvidos precisam estar com os devidos EPIs, entre eles temos luvas, capacetes, escada, cordas etc.

Planejamento 

Passo fundamental, o planejamento envolve desde a comunicação ao condomínio quanto ao órgão responsável pelas vias na prefeitura. 

Planejamento implica em cuidados com tudo e com todos. E, é o planejamento que vai impedir que você tenha surpresas na hora do içamento. A execução precisa ser estudada, planejada com calma e exatidão. 

Embalagens próprias

Isso mesmo, os móveis precisam estar em embalagens de acordo com o tamanho e peso, a conservação do móvel é levado a sério quando o içamento é realizado por empresa séria. Faça uso de filme stretch para embalar seus itens com cuidado.

Tecnologia

Estamos na era da tecnologia, caminhão munk, guindaste e outros equipamentos podem ser utilizados, e alguns deles possuem um painel eletrônico onde comandos são dados. Quanto mais equipamentos o içamento utilizar, mais caro ficará o serviço, faça vários orçamentos antes de fechar com a primeira empresa que encontrar. 

Clima

De acordo com o clima o içamento não poderá ser realizado, em dias chuvosos por exemplo é inviável, uma vez que o processo acontece ao ar livre, se estiver ventando muito também não poderá ser realizado. 

O que observar na hora de realizar o orçamento do içamento?

Como dissemos até o momento e como você já sabe, o içamento vertical é ao mesmo tempo simples e complexo, sendo considerado de risco. Por esta ótica todo cuidado é pouco para preservação do móvel e de vidas.

Avaliar o estado dos móveis 

O primeiro passo antes de resolver qual empresa escolher para realizar o içamento, você precisa medir o móvel que vai ser içado, medir altura e largura. 

Após os dados em mãos, ligue para as empresas passe as referências do móvel, tamanho, peso se possível. 

Autorização 

Por se tratar de um transporte de risco é imprescindível a autorização do condomínio, prefeitura e corpo de bombeiros. 

O síndico não pode ficar de fora, ele como responsável pelo condomínio precisar verificar junto a agenda possíveis datas disponíveis para que o içamento seja realizado.

Equipamento

Antes de fechar com a empresa na medida do possível faça uma visita e confira os equipamentos que serão utilizados no içamento, verifique se aparentam estar em um estado de uso e conservação. 

Assim como o equipamento maquinário, o equipamento de proteção individual EPIs também precisa estar na sua lista de verificação, tire sempre suas dúvidas, pergunta sobre esses itens. 

Em resumo

Agora você já sabe como transportar um móvel grande quando ele não cabe no elevador e nem na escada. 

Com ajuda de uma empresa especializada utilizando os equipamentos apropriados como caminhão munk e guindaste o içamento vertical será possível, e o mais importante de forma segura. 

Com o móvel embalado e as autorizações em mãos, o içamento poderá ser realizado desde que as condições climáticas colaborem com o serviço. 

Certifique-se que a empresa escolhida é séria e segue todas as medidas de proteção cabíveis para o transporte do móvel. 

O local por onde o móvel fará a passagem precisa estar livre e previamente preparado, no mais confie na empresa contratada que no final tudo vai dá certo. 

Gostou das nossas dicas? Em nosso Blog você encontra outras como esta, até a próxima!

Comentários estão fechados.