O momento de escolher a luminária para a decoração e iluminação da sua casa é extremamente importante. Isso porque a iluminação pode causar um impacto positivo ao destacar ambientes e pontos importantes do local, mas também pode afetá-lo, ao deixá-lo escuro ou, até mesmo, atrapalhar a decoração do cômodo. 

    Entenda como escolher a luminária certa para cada ambiente, os principais pontos a serem observados nessa escolha e qual a forma ideal de iluminar cada canto da sua casa.

    Quais são os principais fatores a serem considerados na hora de escolher a iluminação de um ambiente?

    Na hora de projetar a iluminação do ambiente, diversos fatores precisam ser levados em consideração, como, por exemplo, o tamanho do cômodo, o estilo de decoração, qual seu objetivo com essa iluminação, a altura do teto, a posição das janelas e o quanto de iluminação natural você consegue ter no ambiente. 

    A partir disso, é possível não só escolher o tipo correto de luminária, como também a lâmpada certa e a potência ideal para cada cômodo e suas características. Dessa forma, você evita efeitos indesejados como sombras, ambientes pesados, escuros ou até mesmo que não evidenciem a sua decoração.

    Como escolher a luminária certa?

    O tipo de luminária também é extremamente importante, pois além de iluminar, elas têm grande impacto na decoração e podem funcionar como excelente objeto decorativo e funcional, principalmente em espaços menores. Conheça abaixo alguns tipos de luminárias e suas indicações:

    Hora de iluminar os ambientes Confira aqui alguns passos que vão te orientar a fazer a melhor escolha
    Hora de iluminar os ambientes Confira aqui alguns passos que vão te orientar a fazer a melhor escolha

    Pendente

    Como o próprio nome já diz, as luminárias pendentes são aquelas que ficam penduradas no teto. Elas têm a capacidade de deixar qualquer ambiente muito mais confortável, principalmente quando são utilizadas as lâmpadas de filamento. Por conta disso, bons locais para utilizar os pendentes são na sala de jantar, bancadas de cozinha e algumas pessoas também gostam de usá-las acima da mesa de cabeceira.

    Abajur

    Da mesma forma que os pendentes, os abajures também são ótimos para quem quer proporcionar mais conforto e aconchego ao ambiente. Por serem mais simples e não precisarem de nenhum tipo de instalação, eles são ótimos para quem mora em apartamentos alugados ou que não desejam mudar a instalação elétrica do ambiente. 

    Hoje, existem diversos modelos de abajures, que você pode escolher de acordo com a sua decoração. Além das mesas de cabeceira, eles também podem ser utilizados em espaços de leitura, quartos de criança e até mesmo nos escritórios.

    Plafon

    O plafon é um tipo de luminária de teto indicada para ambientes que precisam de uma boa iluminação, como a cozinha, escritórios e até mesmo o banheiro. Elas são mais discretas, simples e são boas opções para quem deseja uma decoração mais clean e um ambiente muito bem iluminado.

    Arandela

    Chamadas de arandelas, esse é um tipo de iluminação de parede, que proporciona uma luz indireta e que ajuda a iluminar caminhos, corredores, e também pode ser utilizada tanto no ambiente interno, quanto no ambiente externo.

    Como a luz artificial pode afetar o ambiente?

    O projeto incorreto da iluminação pode causar diversos problemas para os moradores, além da iluminação forte ser incômoda para os olhos, a iluminação fraca também tem grande impacto na rotina e conforto dos moradores. 

    Portanto, planejar o projeto de iluminação de um ambiente, não é tão simples quanto parece e o mais recomendado é que seja feito com auxílio profissional. Dessa forma, você conseguirá ter sucesso nas escolhas, valorizar a decoração e deixar o ambiente saudável e agradável para quem o utiliza.

    Qual a melhor maneira de iluminar um ambiente?

    Não há dúvidas de que a melhor iluminação para qualquer ambiente, é a iluminação natural. Apostar em grandes janelas, portas e até mesmo claraboias, é uma maneira de garantir que o máximo de luz natural entre no ambiente. 

    Porém, nem sempre é possível fazer isso, principalmente para quem mora em prédios. Assim, utilizar lâmpadas com uma luz mais próxima da iluminação natural é uma maneira de destacar sua decoração e deixar o ambiente agradável para todos. 

    Entendendo a importância da iluminação e de escolher a luminária ideal para seu objetivo e ambiente, fica mais fácil conseguir valorizar cada cantinho da sua casa, seja com uma luminária de teto ou outras alternativas igualmente interessantes.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.