Desentupimento de esgoto: saiba os cuidados necessários

O desentupimento de esgoto, apesar de não aparentar ser um processo complicado, pode se tornar uma grande dor de cabeça, caso não saiba fazer. Questões como o mau cheiro ou até mesmo a qualidade da água podem influenciar bastante no bem-estar das pessoas que estão ali.

O desentupimento é um processo higiênico fundamental, principalmente em apartamentos onde há um convívio em grupo. Sendo assim, é importante saber o que fazer porque dessa forma terá um alívio muito maior e uma facilidade em lidar com determinados processos.

Então, você saberia dizer quais os cuidados necessários durante esse momento? Bem, a verdade é que eles são básicos, mas representam a segurança do morador e também de quem irá realizar o processo.

Se existem os cuidados, quais são os riscos?

Pois é, não teríamos cuidados se não existisse nenhum risco. Quando falamos de entupimento de esgoto devemos considerar que a higiene é a primeira a se comprometer e com isso muitas doenças acabam se tornando comuns.

Doenças como giardíase, cólera, ascaridíase e muitas outras podem ser os frutos de pouco cuidado com o esgoto residencial, por exemplo. E claro, existem muitos outros riscos, alguns nem mesmo se relacionam a doenças diretamente, sendo assim, os cuidados necessários são ainda maiores.

O desentupimento é um processo que pode ser feito de maneira rápida por quem entende, no entanto, antes de contratar um profissional se avalia se o problema pode ser resolvido de outra maneira. Nesse caso a pergunta é: “Quando devo contratar uma desentupidora?”. 

No entanto, mais importante que isso é saber os cuidados durante o processo.

Cuidados para tomar durante o processo

Geralmente não é necessário muito! Quando se contrata uma empresa o profissional possui todo o equipamento e conhecimento para realizar qualquer mudança de forma rápida. Porém, é importante saber um pouco desses cuidados caso queira fazer algo com você mesmo.

É recomendado que preste muita atenção no que será dito aqui porque caso não faça corretamente poderá prejudicar ainda mais o encanamento. 

Não entrar em contato direto com a água

A primeira e mais importante dica é não entrar em contato direto com a água. Isso significa, em tese, que você terá que realizar um trabalho “limpo”. Isso quer dizer que a melhor maneira é com cuidado para não quebrar nenhum encanamento e sair água para todo o lado.

É claro, isso acontece (muitas vezes em menor escala). Sendo assim, é quase impossível não ter contato com a água a não ser que utilize equipamentos. Botas, calças, e até mesmo algo para proteger seus olhos e boca!

É um cuidado que vale a pena considerar, já que caso não exista o risco de contrair uma doença é muito maior. Há muitas pessoas que trabalham com material para esse processo, basta consultar adequadamente.

Não aos produtos corrosivos

Corrosivos não! Pois é, talvez isso seja algo que tenha pensando, porém, não faça isso nunca. Tente elaborar seus processos com base em algo mais concreto, que saiba que irá realizar um reparo no seu encanamento. Isso porque os produtos corrosivos podem ajudar a desentupir, mas há um preço alto!

Quando se utiliza eles também está criando uma possibilidade de acabar com o encanamento. Corrosivos são de fato prejudiciais para o sistema de esgoto e pode prejudicar você e outras pessoas. Dessa forma, vale mais a pena consumir produtos que demonstrem um resultado direto.

Evitar materiais cortantes

Bem, isso talvez seja mais claro. A consequência de utilizar materiais cortantes é que eles podem furar completamente os canos. Nesse caso é interessante utilizar alguns equipamentos próprios para desentupimento. 

Facas ou qualquer outro item pontudo acabam fazendo os furos por onde sairá água, impossibilitando que ela chegue até você. Além disso, se chegar ao ponto de precisar utilizar algo, comece a cogitar contratar um profissional.

Essas três dicas valem ouro, mas também é interessante ter cuidados para não entupir o esgoto. Vamos ver agora o que pode fazer nesses casos.

O que fazer para não ser necessário desentupir?

Existem várias maneiras de evitar o entupimento do esgoto, a mais conhecida é fazendo uma manutenção, essa deve ser periódica para melhor resultado, mas não é apenas isso. Veja mais cuidados que pode ter a seguir:

  • Mantenha sifões, tampas de ralo e qualquer outro item do gênero limpos;
  • Também descarte os resíduos adequadamente;
  • Cuide da vazão de água da sua casa;
  • Faça as manutenções periódicas;
  • Não despeje óleo de cozinha na pia!

Como visto, além das dicas para desentupir, você pode tomar cuidado para nem mesmo precisar fazer esse processo. No entanto, caso seja necessário um processo mais complexo, contrate uma desentupidora. Ela poderá fazer um processo mais organizado e seguro.

No final acabará gastando um valor menor do que você, sendo leigo, gastaria fazendo sozinho.

Comentários estão fechados.