O urban jungle é uma tendência de decoração que envolve trazer a natureza para dentro de casa. Mesmo nos apartamentos, o objetivo é deixar o ambiente leve e com toda aquela energia boa transmitida por flores e plantas.

    Inclusive, vale comentar que, em tradução livre, o termo significa “selva urbana”, assim, fica bem claro que a ideia é trazer um pouco de verde para a cidade. Para conseguir um bom resultado e evitar problemas com mofo e infiltrações, vale investir em bons revestimentos, seja nas paredes ou no piso.

    Dicas para trazer o estilo para sua sala

    Que tal experimentar este décor na sua sala de estar? Confira dicas para acertar na escolha e tornar o ambiente um espaço bonito e muito agradável.

    Opte por espécies que gostam de sombra

    Nem todos os cantos da sala são bem iluminados e recebem luz solar direta, ainda mais nos apartamentos. As espécies que gostam de sombra são mais fáceis de cuidar e conseguem crescer bem em qualquer canto da casa.

    Isso não quer dizer que as plantas devem ficar sempre no escuro, porém, a abertura de cortinas e janelas já é suficiente para elas.

    Aposte nos tons neutros nas paredes e piso

    Uma característica bem marcante da decoração urban jungle é misturar os tons neutros com as plantas e alguns detalhes mais chamativos. Como o destaque se dá para o verde, é indicado manter as paredes e pisos em tons neutros.

    Essa dica é válida quando você pretende mexer nos móveis e trazer as plantas. Assim, no sofá, por exemplo, as almofadas podem trazer um pouco de amarelo ou vermelho.

    Coloque vasos grandes ao lado da TV ou sofá

    Os vasos grandes podem aparecer nesta decoração, mas é preciso tomar cuidado com o local onde você vai deixá-los. O ideal é que chamem a atenção, mas não devem atrapalhar a passagem ou dar a impressão de um cômodo apertado.

    Ao lado do rack da TV ou do sofá é um bom espaço. A planta fica visível, dá seu charme para a sala e não interfere na mobilidade.

    Invista no jardim vertical

    O jardim vertical é uma sugestão muito útil para quem tem pouco espaço disponível e não quer deixar o ambiente carregado. Você pode escolher uma parede da sala ou montá-lo perto da varanda.

    Aposte nas prateleiras e até mesmo na reutilização de pallets, depois, pendure vasos pequenos e médios com plantas da sua preferência.

    Deixe vasos menores em estantes ou pendurados no teto

    Caso não queira fazer o jardim vertical e prefira os vasos menores, eles têm seu próprio espaço do décor. O topo das estantes é um ótimo local, desde que fique visível para você.

    Outra opção é pendurar os vasos no teto, mas caso sejam plantas com muitas folhas, como as samambaias, cuide para que não atrapalhem as pessoas.

    Traga a cor verde para a decoração

    Não quer arriscar com tantas plantas? Ainda há outras opções que permitem aproveitar o urban jungle. É o caso de trazer a cor verde para o restante da decoração. Aqui vai envolver uma pequena reforma, pois você pode pintar uma parede ou aplicar papel de parede com o tom, ou desenhos de plantas.

    Depois é válido trazer ao menos uma planta, um vaso grande, por exemplo, para ficar perto da TV ou do sofá.

    Vantagens da decoração urban jungle

    Agora que você já sabe como aplicar o décor “selva urbana” na sua sala, veja alguns benefícios de apostar no estilo:

    • As plantas deixam o ar mais puro;
    • O ambiente se torna leve e ajuda a acalmar;
    • O verde contribui para estimular a criatividade.

    Gostou de conhecer mais sobre essa tendência de decoração? Aproveite para testar na sua sala de estar quanto antes possível.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.