Talvez você ainda não tenha se dado conta EGCG para que serve, mas é uma substância oxidante presente no chá verde.

    Segundo estudos, possui propriedades muito mais potentes que muitas vitaminas, em função de seu alto poder antioxidante, o que por sua vez, fornece diversos benefícios à saúde.

    Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse suplemento, confira aqui as indicações e por que vale a pena tomar!

    EGCG o que é?

    O EGCG (Epigalocatequina Galato) é a principal catequina, um polifenol, que encontramos no chá verde.

    É um poderoso antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres associados ao envelhecimento e às doenças degenerativas crônicas.

    No que se refere EGCG para que serve, pesquisas mostram que pode ter efeitos benéficos no caso de diversas doenças, como o câncer, diabetes, aterosclerose e o excesso de peso.

    EGCG para que serve?

    Quando você entende EGCG para que serve, tem uma noção mais clara de seus benefícios:

    Efeito protetor contra o câncer

    Muitos estudos epidemiológicos sugerem que as pessoas que consomem chá verde regularmente apresentam menos riscos de desenvolver câncer.

    Preserva as células cerebrais

    O estresse oxidativo resultante da inflamação representa um papel importante em doenças neurodegenerativas.

    Dessa forma, o EGCG pode agir em lesões oxidativas, ajudando a prevenir doenças como o Alzheimer e Parkinson.

    Previne a obesidade e diabetes

    Se a sua dúvida sobre EGCG para que serve está relacionada à perda de peso, saiba que o EGCG pode reduzir o peso corporal e a gordura abdominal, assim como aumentar a oxidação de gorduras e gasto de energia.

    Além disso, ajuda a diminuir o açúcar nas células do fígado, sendo benéfico para diabéticos.

    Também inibe a atividade da amilase, uma enzima encontrada na saliva e intestinos, o que reduz a vontade de comer entre as refeições.

    Protege o sistema cardiovascular

    Graças ao seu poder antioxidante, o EGCG neutraliza os radicais livres, responsáveis pelos danos celulares suscetíveis de causar doenças cardíacas.

    Exerce diversos efeitos vasculares protetores por meio de diferentes mecanismos, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anti trombóticos.

    Também participa da redução do colesterol ruim.

    EGCG contraindicações?

    Antes de mais nada, lembre-se que todas essas informações sobre EGCG para que serve, não substitui a consulta com um médico.

    É importante estar atento às seguintes contraindicações: pacientes portadores de hipoglicemia, anemia hipocrômica e insuficiência hepática ou renal.

    Justamente por isso que é importante consultar um médico antes de começar a usar, pois isso é o que garante a proteção à sua saúde.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.