Quais são as 9 fontes alternativas de energia mais comumente usadas?

Aqui está uma lista de referência rápida de alguns dos recursos de energia sustentável mais comuns que usamos hoje.   

1. Energia Eólica  

A energia eólica triplicou nos últimos 10 anos nos Estados Unidos, tornando a energia eólica a maior fonte de energia renovável do país. 

A energia eólica é uma das fontes alternativas de energia que atende indivíduos e comunidades inteiras. 

É versátil e pode ser produzido de pequenos moinhos ou turbinas eólicas em propriedades residenciais a grandes parques eólicos offshore no oceano.

2. Energia Solar 

A energia solar geralmente se refere ao uso de células fotovoltaicas (ou células solares) para criar energia. 

Em pequena escala, você pode ver alguns painéis solares no telhado de uma casa usados ​​para produzir energia apenas para aquela casa, como é o caso da energia solar para residências em Goiânia, que é usada em residências dentro de condomínios, por exemplo. 

Em uma escala maior, você pode ver uma fazenda solar usada como uma usina de energia para produzir eletricidade para seus consumidores. 

3. Energia Hidrelétrica  

Gerada a partir da energia da água em movimento, a hidroeletricidade (também conhecida como energia hidrelétrica ) é produzida quando a água atrás de uma barragem faz com que as pás da turbina se movam enquanto flui através de uma entrada.

As pás da turbina então giram um gerador para produzir eletricidade que é enviada para abastecer residências e empresas.  

4. Energia geotérmica  

Nós geramos energia geotérmica batendo em reservatórios subterrâneos de água quente e vapor. A eletricidade geotérmica pode aquecer e resfriar edifícios diretamente. 

5. Bioenergia  

Geramos bioenergia a partir de materiais orgânicos conhecidos como biomassa ou biocombustíveis. 

Alguns exemplos seriam subprodutos animais ou vegetais recentemente vivos e madeira. Por exemplo, o metano pode ser capturado de aterros para produzir bioenergia, que então usamos para produzir eletricidade e calor. 

O etanol é um exemplo de biocombustível com o qual muitas pessoas estão familiarizadas. 

6. Energia Nuclear  

A energia nuclear é criada na forma de calor por meio do processo de fissão dos átomos . O processo de fissão inicial cria energia e desencadeia uma reação em cadeia que repete o processo e gera mais energia. 

Em usinas nucleares, o calor que a fissão produz cria vapor. O vapor então gira uma turbina, o que leva à produção de eletricidade. 

7. Energia de hidrogênio  

O hidrogênio é usado como combustível de queima limpa , resultando em menos poluentes e um ambiente mais limpo. Também o usamos para células de combustível. Eles são semelhantes às baterias e são usados ​​para fornecer energia para motores elétricos. 

8. Energia das marés  

Com o movimento das marés, obtemos energia das marés quando a energia cinética do movimento da água se converte em energia elétrica. Claro, esta é uma das fontes de energia específicas do local, mas é muito eficaz. 

A energia das marés é renovável e produz grandes quantidades de energia, mesmo com as marés de baixa velocidade. 

9. Energia das ondas 

A energia das ondas é uma fonte alternativa de energia derivada das ondas à medida que se movem na água. 

A energia das ondas usa geradores de eletricidade colocados na superfície do oceano. A altura da onda, o comprimento de onda, a velocidade da onda e a densidade da água determinam a produção de energia. 

A energia das ondas é amiga do ambiente , renovável e inofensiva para a atmosfera. 

Quais fontes alternativas de energia não são renováveis? 

Embora a energia nuclear em si seja uma fonte de energia renovável, não a classificamos na categoria renovável . 

O material usado em usinas nucleares para criar a fissão nuclear é normalmente um tipo raro de urânio, que não é renovável.  

Outra fonte de energia alternativa que às vezes é considerada uma fonte não renovável é a energia de biomassa que depende de matérias-primas de biomassa (plantas que são processadas e queimadas para geração de eletricidade). 

As matérias-primas de biomassa incluem plantações como milho e soja. Se você não replantar rapidamente, a energia da biomassa se transforma em uma fonte de energia não renovável.