Portabilidade de salário: o que é e como funciona?

Saiba agora em poucos minutos tudo sobre o que é e como funciona a portabilidade de salário. Leia até o final e tire as suas dúvidas!

Desde já, fazer portabilidade de salário não é mais algo trabalhoso e burocrático. Afinal, em poucos cliques você consegue sair de uma conta sem benefícios e fazer o seu dinheiro render. Além de ter acesso a linhas de crédito financeiro e cartão com limites maiores.

Neste conteúdo nós separamos algumas dúvidas dos consumidores com relação ao tema e as melhores opções para abrir a sua conta corrente atualmente. Quer saber mais? Então continue com a leitura e saiba tudo sobre como funciona a portabilidade de salário e onde solicitar.

O que é portabilidade de salário?

A princípio, a portabilidade de salário é a transferência da sua remuneração do banco conveniado à empresa para uma instituição financeira de sua escolha. Na grande maioria das organizações, os funcionários não recebem mais o “dinheiro em espécie” na mão, mas sim em uma conta salário.

No entanto, é comum não querer usar a conta do convênio para receber o dinheiro e sim uma da sua preferência. Neste caso, desde 2018, conforme autorização do Banco Central, o empregado pode solicitar a transferência do recurso, ou seja, fazer a portabilidade do salário.

Como funciona?

De antemão, desde o primeiro salário o funcionário tem a flexibilidade de pedir a portabilidade para receber em outro banco. Inclusive, o banco não pode negar o pedido, mesmo que haja incidência de dívidas.

No geral, o prazo é de 5 dias úteis e depois o procedimento funciona da seguinte maneira: o empregador deposita o salário na instituição onde foi aberta a conta salário e o dinheiro é transferido automaticamente para o banco escolhido pelo empregado. E, essa transferência leva um período de 12 horas.

Onde fazer portabilidade de salário?

Efetivamente, a funcionalidade virou uma febre e uma disputa tanto por grandes bancos, quanto por contas digitais. Então, para facilitar a sua jornada e reduzir o seu trabalho, separamos uma lista com as melhores instituições financeiras para abrir a sua conta e transferir o seu salário.

Portabilidade de salário Nubank

A nossa primeira indicação é o Nubank, um dos melhores bancos da América Latina atualmente. Afinal, a gestão é 100% digital e a conta é completa, com cartão de crédito grátis, empréstimos e opção de investimentos financeiros.

Aliás, o pedido é bem simples! Logo após abrir a sua conta vá na sessão “Depositar” e em seguida selecione “Trazer salário”. Informe os dados da empresa onde trabalha e clique no botão “continuar”. Depois disso, coloque o nome do banco onde a empresa tem o contrato de conta salário e informe a sua senha.

O prazo para a conclusão do pedido é de 10 dias úteis e se a portabilidade der certo você recebe uma notificação por e-mail. Então, é só aproveitar as vantagens da conta Nubank. Vale lembrar que para receber o cartão de débito ou crédito com garantia não existe consulta no SPC ou Serasa.

Portabilidade Neon

Outra indicação para receber o seu salário sem complicações e sem ter que pagar tarifas é no Banco Neon. Inclusive, a conta tem um cartão de crédito fácil de ser aprovado com o score baixo. Além de outras funcionalidades, como empréstimos pessoais com taxas acessíveis, opções de investimentos e carteira digital para pagar tudo direto com o seu celular. 

Para fazer o pedido, acesse o aplicativo da conta e procure por “Solicitar documentos – Termo de Transferência” e confirme a solicitação. Depois, o Neon vai enviá-lo para o seu e-mail, então é só preencher o documento com as informações solicitadas e entregar ao banco onde está a sua conta salário.

Portabilidade de salário Santander

Caso não goste de bancos digitais, o Santander é uma excelente opção. No entanto, dependendo do tipo de conta que selecionar pode haver cobranças de tarifas mensais. Mas, o ponto vantajoso é o cartão de crédito, que além de ter aprovação imediata está disponível também para consumidores com o score baixo.

Sendo assim, o primeiro passo é abrir a conta corrente no Santander e em seguida habilitar a função ID Santander e cadastrar o seu smartphone no caixa eletrônico. Em seguida, acesse o aplicativo em Menu e selecione a opção “Traga seu salário”. 

Informe os dados do banco onde você recebe o seu salário atualmente, o CNPJ e a Razão Social da empresa onde trabalha. Então, selecione a sua conta Santander para receber o seu salário e aguarde 10 dias úteis para a confirmação.

Conclusão

A Portabilidade de Salário é uma excelente opção para ter mais flexibilidade e autonomia no momento de receber o seu dinheiro. O que antes era limitado apenas a contas salários burocráticas e sem muitas vantagens agora está disponível até mesmo para contas digitais.

Como vimos, o procedimento de solicitação é bem fácil e 100% digital como acontece com o Nubank. Já nos bancos tradicionais o critério principal é autorizar o seu smartphone em um caixa eletrônico. Afinal, segurança nunca é demais!

E, com a conta aberta e o seu salário creditado, as oportunidades são imensas, como maior limite no cartão de crédito, empréstimos e infinitas opções de investimentos para fazer o seu dinheiro render ainda mais.

Gostou de conhecer sobre o assunto? O que você achou? Aproveite e deixe o seu comentário, queremos ouvir a sua opinião!

 

Comentários estão fechados.