Suéter masculino, dicas para fazer a escolha certa

Temperaturas baixas, hora de tirar do guarda-roupa aqueles modelos mais estilosos para fazer bonito na estação mais charmosa do ano.

E não tem como falar em estilo no inverno sem falar em Suéter, claro! Porém, é muito comum algumas pessoas confundirem Suéter com pullover e Cardigan.

Então, para começar, as três peças são cheias de estilo mas possuem suas diferenças, e para criar looks interessantes, vale a pena saber quem é quem nessa bagunça, não é mesmo?

  • Suéter (vem do inglês sweater, de sweat, supor).  Muito confundido com o pulôver, principalmente, por ambos serem vestidos pela cabeça e também não terem botão ou zíper. O suéter, no entanto, geralmente, é mais leve do que o pulôver, sendo confeccionado em lã mais fina. Pode ter gola em V ou redonda (careca). Costuma ser usado por cima de camisas de botões. Fica bacana até com a camisa por fora da calça.
  • Pulôver (vem do inglês pull over). Como dito acima, constantemente, é confundido com suéter, porém, ele geralmente, é feito de lã mais grossa do que o suéter, e a gola pode ser em V, careca ou rolê.
  • Cardigã (vem do inglês cardigan), e pode ser confeccionado em lã (grossa ou fina), mas se diferenciando das peças acima por ter sempre abotoamento frontal e decote em V bem pronunciado. Quanto à gola, pode ter ou não, e também pode ser liso ou tricotado com tranças e outros desenhos.

Pronto, agora que já sabe as diferenças entre suéter, pulôver e cardigan, podemos voltar o nosso foco ao Suéter, essa peça super versátil, que permite várias combinações para todo tipo de ocasião, do trabalho ao happy hour, ou faculdade, encontro a dois, role… enfim, dá pra fazer muito bonito com essa peça.

Saiba mais e tenha ideias de looks com cardigan, suéter e pulôver.

Como usar suéter sem parecer “Mauricinho”

É comum se pensar em suéter e logo vir à mente um look muito arrumadinho ou careta e, na verdade, isso se explica pelo fato do Suéter ser uma peça antiga.

Mas, o fato é que apesar de antiga,  essa peça é um clássico, nunca sai de moda, e o que vai torná-la estilosa, ou não, é a forma de usá-la.

Por isso, na hora de usar um Suéter, para não parecer um “Mauricinho”, é só investir no restante do look em peças mais despojadas ou informais.

Confira algumas dicas para usar a peça e arrasar no estilo:

  • Invista na numeração certa, um modelo nem muito largo e nem muito apertado, para evitar um visual filhinho de papai;
  • O comprimento da peça faz toda a diferença no resultado, por isso, opte por suéter na altura do seu cinto;
  • Fuja de Suéter em tecidos de poliéster ou rígidos demais, pois eles refletem a luz e, além de desconfortáveis são bem cafona;
  • Apesar de poder usar o suéter com qualquer tipo de calça, procure combinar suéter escuro com calças de alfaiataria, calças de sarja e também com calças jeans;
  • Não se arrisque a combinar estampas, caso não saiba ou não tenha algum vendedor para lhe ajudar, pois modelos estampados podem transmitir um ar infantil.  

Camadas com o suéter

O Suéter fica super bem tanto por baixo de uma jaqueta, como por cima de uma camisa.

Por isso, quem adere ao conceito de se vestir em camadas, deve apostar nessa peça.

Por exemplo, em um ambiente corporativo, se precisar usar camisa social, pode colocar o Suéter por cima da camisa e,por cima dele, o blazer.

A sobreposição de peças funciona muito bem com o Suéter, que é feito com um  tecido mais fino, com o blazer, por cima, o resultado é uma pegada mais leve, porém, aquecida na medida certa.

Suéter no Inverno

Se você vive em cidades onde o frio é congelante, a dica é usar o suéter com blazer, paletó ou casacos mais pesados. O Suéter não só irá lhe proteger quando  estiver exposto ao frio, como manterá seu corpo quente nos ambientes fechados mesmo após tirar o casaco.

Suéter em temperaturas amenas

Mas, no caso de sua cidade fazer frio, mas nada tanto assim, ou mesmo, a temperatura ficar oscilando durante o dia, o suéter é a peça ideal para carregar com você, estará sempre mandando bem.  Seja calça jeans com camiseta ou camisa, calça social, sapatos, botas ou tênis, não importa, um bom suéter vai arrematar o look sempre com estilo. Basta combinar a cor do seu suéter com o resto, que tudo cairá bem. 

Suéter com bermuda

O mais legal do Suéter, é o fato de ser uma peça super democrática, permitindo diferentes tipos de looks, combinando com tudo, ou quase tudo, até com bermudas, por exemplo.

A dupla Suéter e bermuda, aliás, fica perfeita para a meia-estação.

E vale combinar a peça com bermudas de sarja ou jeans.

Onde comprar suéter masculino

E é isso, agora você sabe porquê apostar nesse curinga, que combina com todas as estações. Quer saber onde encontrar? Quem quiser pode comprar suéteres mais nobres em camisarias e grandes marcas de alfaiataria, embora seja possível achar modelos bem bacanas e de qualidade em lojas de departamento, como Renner, C&A, Zara, etc., até mesmo de forma online. 

Nessas lojas você pode encontrar as peças, acessórios e cores da estação por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *