A comunicação instantânea por meio de aplicativos já é parte indispensável de nossas vidas. E se formos perguntar para qualquer pessoa qual ferramenta ela utiliza para trocar mensagens em tempo real, provavelmente o Whatsapp seria a primeira resposta. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, esse aplicativo emergiu como uma das ferramentas mais inovadoras do mundo, oferecendo um ambiente propício também para estratégias de marketing digital nas empresas. 

    Assim, neste texto vamos discutir em detalhes como você pode aproveitar todo o potencial do WhatsApp para integrá-lo a chatbots e criar campanhas criativas para atrair mais clientes. Vem com a gente!

    Criando um chatbot no WhatsApp que realmente converte

    Antes de entrarmos nas estratégias de marketing digital unindo o WhatsApp e os chatbots, vamos esclarecer primeiramente o que é um chatbot. Assim como o WhatsApp, essa ferramenta representa uma revolução na maneira como nos comunicamos, especificamente falando da interação entre marca e consumidor. Tudo por que:

    • Conversa “humana”: O chatbot é um software que simula uma conversa com pessoas por meio de mensagens automatizadas criadas através de diretrizes ou da inteligência artificial. 
    • Suporte todo dia toda hora: a ferramenta é bastante utilizada por empresas que buscam oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como para otimizar as suas operações do dia a dia. 

    Se você procura melhorar significativamente a experiência do cliente, eliminando ao mesmo tempo tarefas repetitivas da sua equipe de marketing e de vendas, o melhor caminho é saber como fazer um chatbot no WhatsApp

    Vamos mostrar logo abaixo como você pode começar a rodar essa ferramenta o mais rápido possível na sua empresa e quais estratégias de marketing digital ajudam a converter para ganhar a fidelização de clientes. 

    Tenha um objetivo claro

    Antes de criar um chatbot integrado ao WhatsApp Business, é preciso estabelecer os objetivos que você pretende atingir com a ferramenta. Por exemplo, se é a automação de vendas, um bom início é conversar com o seu time de vendas para identificar os pontos mais sensíveis e que precisam de melhorias ao longo da jornada de compra do cliente. 

    Com essas informações, é possível definir na sua estratégia de marketing um chatbot que atenda à necessidade específica de cada cliente, montando um fluxo de conversa que tenha relação com as suas principais dúvidas. 

    Conheça seu público-alvo

    Reúna os dados do seu público-alvo como contatos, hábitos e comportamentos de consumo, necessidades, objetivos e dados demográficos. Tudo isso é fundamental para compreender a fundo quem é o seu cliente, quais as suas dores e o que ele busca resolver ao procurar a sua empresa. 

    Acima de tudo, isso é indispensável na hora de traçar uma estratégia eficaz e autêntica de comunicação de chatbot, capaz de personalizar a experiência do cliente e oferecer respostas que o fidelizem ainda mais. 

    Traçe um fluxo de conversação natural

    Não existe nada mais irritante que procurar o contato de uma empresa e cair em uma conversa de chatbot impessoal, fria, com frases confusas e processos demorados. Para potencializar seu marketing digital no WhatsApp, crie um fluxo de conversa natural, amigável, simples, intuitivo, como se fosse realmente a interação entre uma pessoa e outra.

    Isso permite a aproximação do seu negócio com o cliente, além de criar conexão. Não se esqueça que para ter uma automação de vendas eficaz, por exemplo, é preciso apostar ainda em um design simples, conversacional, com menus interativos, botões de resposta rápida e outros recursos para deixar a conversa interessante. 

    Quais as melhores práticas para a gestão de um grupo de WhatsApp para negócios? 

    O uso do WhatsApp para negócios é fundamental para a melhoria do atendimento ao cliente, uma vez que 88% dos consumidores preferem essa ferramenta como meio de comunicação. A questão é que muitas empresas ainda não sabem quais as melhores práticas na gestão do WhatsApp em se tratando de grupos para fidelização de clientes. Vamos entender abaixo quais são elas?

    • Propósito: Nomeie os grupos de forma clara e descritiva, informando o propósito, as diretrizes e regras gerais, horário de atividade (se for o caso), políticas de moderação. Isso ajuda a manter a comunicação mais eficiente para que a participação de todos ocorra de forma pacífica. 
    • Incentiva a participação: A criação de um grupo no WhatsApp para a fidelização de clientes requer a promoção de estratégias de engajamento como enquetes, debates temáticos e compartilhamento de conteúdo interessante. 
    • Conteúdo exclusivo: Crie ações de marketing digital com conteúdo único para os clientes do grupo, personalizadas por segmentos e perfis de público. Você pode oferecer promoções exclusivas, descontos imperdíveis, cupons em datas comemorativas e outros benefícios para os membros. Tudo isso torna a experiência do cliente ainda mais especial e memorável. 

    Personalize a experiência

    Falamos acima sobre a importância de oferecer conteúxo exclusivo para o público do grupo do WhatsApp. Outras estratégias para personalizar a experiência do cliente incluem também: mandar mensagem de aniversário com recomendações de produto ou serviço de acordo com o perfil da pessoa, mencionar sempre o nome do cliente, enviar lembretes de compras recorrentes e oferecer descontos especiais para produtos preferidos.

    Essa personalização mostra como você está atento ao comportamento e perfil do usuário, contribuindo para a experiência e fidelização do cliente. 

    Monitore e analise os resultados

    O desenvolvimento de um chatbot e a gestão de um grupo de Whatsapp para empresas são um trabalho contínuo, que exigem melhorias constantes, testes A/B e monitoramentos para a avaliação dos resultados. Portanto, em sua estratégia de marketing digital, acompanhe as métricas de conversão, taxas de abertura de links, tempo médio e satisfação do cliente para, se for preciso, redefinir a rota e identificar novas oportunidades. 

    Como você percebeu, no dinâmico mundo do marketing digital, apostar em ferramentas de comunicação instantânea é a melhor opção para impulsionar o seu negócio, gerar conversão de vendas e a fidelização do cliente. 

    A partir do momento que você escolhe utilizar chatbot no WhatsApp com os exemplos práticos que exploramos acima, será possível não só agilizar processos, mas também melhorar a experiência do cliente e obter resultados que antes eram impossíveis sem o uso dessas ferramentas.

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.