Você está pensando em criar um projeto online, a fim de ganhar dinheiro, mas não sabe por onde começar? Está em dúvida se deve criar um site ou blog?
Então, confira este artigo para entender um pouco mais acerca desse assunto e, finalmente, tomar a decisão de qual dos dois criar.
Basicamente, a diferença entre site e blog está relacionado ao tipo de conteúdo, ou seja, o site tem o objetivo de representar uma empresa ou instituição, com os seus produtos e/ou serviços, enquanto isso, o blog é caracterizado pela entrega de textos informativos, os quais devem estar sempre sendo atualizados.
As vantagens em ter um site ou um blog são bem claras:
- Redução de gastos, visto que não há custos com aluguéis de espaços físicos e com funcionários;
- Maior visibilidade, levando em consideração que o site ou blog pode ser acessado em qualquer parte do mundo, não se limitando a clientes locais (da cidade ou do bairro, por exemplo);
- Comodidade proporcionada aos clientes, isto é, fazer compras online tem sofrido uma maximização significativa devido à facilidade. Hoje, a maioria das pessoas, preferem consumir produtos e serviços online, visto a rapidez, a praticidade, o conforto e a não necessidade de sair de casa.
Portanto, investir em um site ou um blog para o seu negócio é um estratégia benéfica!
Mas, afinal de contas, qual devo escolher? Devo ir pelo caminho da criação de sites ou de blogs? Logo, a seguir, serão pontuados mais algumas questões para te ajudar nessa decisão!
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE SITE E BLOG
- NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS
O blog exige uma atualização frequente, ou seja, você precisa ter uma constância e uma periodização de postagens de conteúdos, os quais podem ser diários, semanais ou mensais.
O que não pode é deixar de disponibilizar conteúdos e informações constantemente, pois o blog possui essa característica.
O site, ao contrário, não exige atualizações frequentes, pois o foco está na venda dos produtos e dos serviços.
Aquelas empresas que já estão consolidadas optam, na maioria das vezes, na criação de site, pois já estão bem estruturadas no mercado e só querem expandir os seus negócios utilizando a abrangência da web.
- TIPO DE COMUNICAÇÃO
A linguagem utilizada nos blogs é mais voltada para o pessoal, isto é, é leve e informal. Você precisará ter uma espécie de conversa com o leitor.
No blog, é interessante dar um toque do editor, usando expressões e palavras que deem a marca da página.
Lembre-se: desde que você atualize periodicamente seus conteúdos no blog, a comunicação pode ser humanizada, “cool”, coloquial e simples.
Já no site a linguagem é mais institucional, ou seja, deve ser mais formal e demonstrar mais seriedade, dando informações sobre a empresa, os objetivos e princípios dela, sobre os produtos e os serviços, entre outras informações acerca da instituição e seus valores.
- OBJETIVOS
O blog tem o objetivo de, além de atrair o público-alvo e fidelizar possíveis clientes, educar o consumidor, passar informações que possam agregar de alguma forma a vida daquele indivíduo que está acessando a página e expor determinadas opiniões e experiências.
O site é para representar a empresa, a instituição, o empreendedor e os seus respectivos produtos ou serviços.
CONCLUSÃO
Ambas as formas são benéficas para o seu projeto online, basta você escolher qual é aquela que mais combina e é a cara do seu negócio.
Além disso, é possível que você tenha os dois interligados, você pode investir na criação de sites profissionais mais focalizado nos produtos e nos serviços, mas, também, pode ter o blog para colocar mais a opinião e visão pessoal da empresa, do empreendedor ou da instituição.