Como Manter O Equilíbrio Emocional?

Neste tempo de isolamento nossas rotinas foram alteradas e nos adaptamos a uma realidade nunca vivenciada.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país com maior índice de suicídios no mundo.

Neste período problemas com depressão e ansiedade também se torna cada vez mais comum, por conta do isolamento ea incerteza provocada para muitos pela perda de emprego ou mesmo de um membro da família.

Se você se sente desanimado, sem energia, com incapacidade de manter o foco e sem ânimo de fazer coisas pelas quais antes tinha interesse, significa que suas emoções estão alteradas.

As relações também são afetadas pela falta de paciência com os demais, gerando muitos desgastes.

Neste artigo “Como Manter O Equilíbrio Emocional”, você terá uma melhor compreensão de como manter-se controlado diante dos momentos necessários.

Como ter equilíbrio emocional?

Diante de um mundo onde estamos constantemente sendo bombardeados por informações, o que vai te ajudar a ter equilíbrio emocional, acima de tudo será sua decisão do que é bom para você.

Sempre teremos motivos para viver em constante desequilíbrio: problemas amorosos, desafios familiares, excesso de cobrança no trabalho ou de nós mesmos, sempre presentes no dia a dia.

Contudo, conforme disse Carlos Drummond de Andrade “ A dor é inevitável. O sofrimento é opcional ”.

Independentemente de como lidamos com nossas emoções, os desafios continuarão existindo, partindo de nós a consciência de lidar com esses desafios.

É importante aprender a usar suas emoções ao seu favor, de maneira que elas não te dominem e sim que você as domine.

Autoconhecimento

As emoções nos permitem compreender o que sentimos e a forma como nos relacionamos, estamos em constante contato, direto ou não, com pessoas de todos os tipos.

Isso nos desafia a estarmos em permanente compreensão sobre quem somos, evoluindo no autoconhecimento.

Somente quando nos conhecemos melhor, entendemos o que desperta em nós emoções, tanto positivas como negativas, e como precaver-se de situações desgastantes.

Da maneira mesma, precisamos nos empenhar em conhecer melhor o outro, facilitando um convívio harmonioso.

Conhecer a si mesmo requer empatia e controle emocional, pois, essa ação fornece um meio termo entre a emoção e a razão, fundamental para o equilíbrio emocional.

Confira também: Como saber se você está sendo um bom pai/mãe?

Desenvolva uma solidão

Enquanto algumas pessoas interpretam os momentos que vivenciam sozinhos como estar em profunda solidão, outras por sua vez, crescem através destes momentos de solitude.

A solitude nos possibilita perceber nossos valores, além de fazer também mergulharmos em nós mesmos em busca de quem somos e o que desejamos nessa vida, através de uma profunda reflexão.

Use da sua inteligência emocional para usufruir de dias melhores.

Algumas dicas;

Durma em média 7 horas ou mais, dessa maneira terá mais disposição para resolver problemas ou evitá-los.

Medite, não inicie o dia correndo, pare para refletir sobre o que vai fazer no decorrer do dia e quais são suas prioridades.

Pratique atividades físicas, pois, eles melhoram o humor e o bem-estar.

Conclusão

Busque apenas o que é positivo e contribui para a melhora da sua vida.

Sabemos que nunca teremos domínio total sobre o que nos espera mais à frente, porém, não podemos nos tornar refém de nossos medos.

Assim como também precisamos entender que nem sempre acontecer as coisas vão acontecer conforme planejamos para que não nos sintamos frustrados quando isso acontecer.

O autoconhecimento te permite gerenciar melhor suas emoções de modo que viverá melhor nesse mundo tão cheio de desafios e dificuldades.

Mas se o seu problema é a forma de lidar com as demais pessoas, o conteúdo deste link pode te ajudar ainda melhor!