Vale a pena ter carro blindado usado?

É fato que nosso país se torna cada vez mais violento e a segurança pública não é capaz de garantir a proteção de todos os indivíduos. Justamente por isso, especialmente quando falamos em grandes centros, cada vez mais pessoas optam por carros blindados, superando, inclusive, países como Estados Unidos e México. Contudo, não podemos deixar de citar que esse procedimento não é algo barato, alcançando somente uma parcela dos consumidores, visto que pode ser comparado com o preço de um carro popular. 

Entretanto, existe ainda quem prefira adquirir um carro blindado usado, pois apresentam a desvalorização, assim como qualquer outro veículo, sendo oferecidos a preços mais acessíveis. Ainda assim, o valor do investimento não é baixo, sendo comum surgir algumas dúvidas sobre o assunto. Então, se você quer saber mais, continue acompanhando o post de hoje e veja se realmente vale a pena adquirir um carro blindado. 

Vale a pena ter carro blindado usado?

A resposta para essa pergunta é: sim. No entanto, é importante que a blindagem esteja realmente em dia, pois assim ela irá oferecer a mesma segurança e o proprietário, além de não precisar gastar com o serviço, não perde dinheiro com a desvalorização dos primeiros anos da blindagem do veículo, visto que esse período já passou. 

Ainda que alguns achem que a blindagem possa apresentar defeitos, estar desgastada ou inutilizada após alguns anos, isso nem sempre é verdade. Afinal, por mais que alguns itens da blindagem tenham data de validade, grande parte dos equipamentos utilizados no serviço não precisam ser substituídos. Os vidros, por exemplo, são os que mais sofrem avarias, assim como a delaminação. Contudo, isso só acontece quando se usa produtos químicos de limpeza no local ou o carro fica exposto ao sol por muito tempo. 

A manta balística também pode se deteriorar com o tempo, caso não seja feita uma boa revisão e manutenção no carro blindado. Contudo, se o proprietário ficar atento a esses detalhes, terá uma blindagem em perfeito estado por muitos anos. 

Portanto, adquirir um carro blindado pode ser muito vantajoso, especialmente se encontrar um veículo em boas condições de blindagem. 

O que considerar antes de comprar um carro blindado usado?

Como você viu, adquirir um carro blindado usado é uma ótima oportunidade para quem quer ter mais segurança no dia a dia. Contudo, existem alguns cuidados que precisam ser tomados no momento de fechar o negócio. Portanto, confira abaixo o que precisa ser considerado:

Conheça a origem do carro

Esse é um dos principais pontos para fazer uma boa compra, pois ao conhecer a origem, você terá maior noção do estado em que ele se encontra e da blindadora responsável pelo serviço. Afinal, enquanto algumas empresas têm uma boa reputação e histórico com clientes, outras são conhecidas pelos maus serviços. 

Então, além de verificar com o proprietário as documentações, também é importante solicitar uma análise profissional da blindagem, se achar necessário. 

Solicite o certificado de blindagem

Vale lembrar ainda que todo carro blindado possui um Certificado de Blindagem emitido pelo exército, no qual está descrito o que foi instalado no automóvel. Desde 2008, a inclusão dessa informação é obrigatória, sendo mais fácil para o interessando saber com quais itens ele poderá contar na blindagem do automóvel. Além disso, o Certificado de Registro também é obrigatório para os proprietários dos carros blindados. 

Verifique o estado do veículo

Assim como acontece em toda compra de veículo, principalmente de um modelo usado, é importante ficar atento ao estado do carro. Itens que precisam de atenção são acabamento interno, lataria, funcionalidades e, quando falamos em um blindado usado, o ar condicionado merece atenção especial, assim como suspensões e sistema de direção. Isso porque, a blindagem acarreta em um peso extra no veículo, causando maior desgaste em menos tempo. Além disso, não se esqueça de checar os vidros, procurando por bolhas ou possíveis rachaduras, avaliando se alguma das janelas foi substituída sem ser blindada. 

Potência do motor

Como falamos, os carros blindados são mais pesados que os tradicionais. Por isso, é importante optar por um modelo que tenha motor mais potente para evitar problemas na direção, principalmente para quem mora em cidades com muitos morros. 

Preço e forma de pagamento

Por fim, mas não menos importante, é essencial considerar sua saúde financeira e suas necessidades, pois para quem mora em cidades menores e seguras, esse é um investimento que pode esperar.

Além disso, a forma de pagamento também influencia na negociação. Se possui o valor à vista e ainda consegue manter uma reserva de emergência, pode aproveitar para negociar um preço melhor com o vendedor. 

Então, agora que você sabe que adquirir um carro blindado usado vale a pena, já pode começar analisar as opções disponíveis no mercado. Contudo, é importante ficar atento para fazer um bom negócio, sendo indicado ter um mecânico ou profissional de confiança para avaliar minuciosamente a blindagem e garantir que a compra vale a pena.

Comentários estão fechados.