O sistema de freio é o item de segurança mais importante do veículo e é importante saber como funciona e como mantê-lo para evitar acidentes. Temos um guia rápido para ajudá-lo a entender como funciona o sistema de freios do seu carro e algumas dicas de manutenção do carro.

    Como funciona o sistema de freio do seu carro ?

    Os carros têm freios nas quatro rodas, operados por um sistema hidráulico. Os freios são do tipo disco ou tambor. Muitos carros têm freios a disco nas quatro rodas – embora alguns tenham discos nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Uma vez que a maior parte da parada do impulso para a frente de um carro depende dos freios dianteiros, os freios a disco mais eficazes são implantados nas rodas dianteiras; a configuração menos cara do tambor fornece assistência adequada, mas mais econômica, para interromper o movimento de um carro. O sistema de freio do carro funciona de algumas maneiras:

    1. Seu pé pressiona o pedal do freio e a força gerada por sua perna é amplificada várias vezes por alavancagem mecânica. Em seguida, é amplificado ainda mais pela ação do servofreio.
    1. Um pistão se move para dentro do cilindro e espreme o fluido hidráulico para fora da extremidade.
    1. O fluido de freio hidráulico é forçado ao redor de todo o sistema de freio em uma rede de linhas e mangueiras de freio.
    1. A pressão é transmitida igualmente a todos os quatro freios.
    1. A força cria atrito entre as pastilhas de freio e os rotores de freio a disco, que é o que pára seu veículo.

    Como manter o sistema de freio do seu carro ?

    A manutenção do carro pode ajudá-lo a economizar dinheiro, em vez de levar o carro à loja apenas quando algo dá errado. Deve-se ter cuidado antes de enfrentar um acidente. Quando o seu veículo passa pela inspeção anual do estado, os freios são revisados ​​para verificar se estão funcionando bem. Aqui estão algumas etapas para manter o sistema de freios do seu carro para ajudá-lo.

    Monitore os níveis de fluido do freio e faça uma verificação a cada três meses. O fluido de freio deve ser substituído a cada dois anos ou a cada 30.000 a 40.000 milhas.

    Os discos de freio devem ser trocados quando necessário, dependendo do seu estilo de direção e das condições ambientais. Troque seus discos de freio em intervalos semelhantes para um carro normal. Os freios dos carros esportivos devem ser trocados após 20.000 milhas. Inspecione as pastilhas e rotores de freio para garantir que estejam em excelentes condições de funcionamento. Se o freio estiver muito gasto, é hora de substituir a pastilha de freio.

    Faça também a revisão das rodas e veja se é necessário calibrar pneus do seu carro. 

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.