Como assim, portas? É, você não leu errado, no post de hoje vamos falar exatamente sobre esse item tão importante.

    Geralmente, quando o assunto são as marcenarias, muito se vê falar em móveis — sendo sob medida ou não —, em itens de decoração e diversas outras coisas, mas são raros os lugares que encontramos falando sobre algo tão importante e que pode render um ótimo dinheiro para seu negócio.

    Existem variados tipos de porta que dão ainda mais elegância para os lugares, porque além de possuir sua função comum, que é selar ou separar ambientes, ela ainda precisa estar de acordo com a harmonia da casa. 

    E isso, inclusive, é uma das coisas que podem ser exploradas, caso opte por seguir com esse segmento: portas sob medida.

    Algumas casas precisam de apenas algo simples e seus moradores preferem assim, outros já gostam de portas um pouco mais enfeitadas e com mais detalhes, há também quem prefira portas de abrir ou de correr.

    Quem gosta de ambientes mais rústicos e que a porta faz parte da decoração de todo ambiente, pode optar por portas balcão, holandesas ou de vai e vem, como as dos filmes de faroeste.

    E, além de todos os diversos modelos disponíveis no mercado, você poderá utilizar esses recursos para se destacar, comercializando produtos personalizados de acordo com a vontade do cliente.

    Mas, algo muito importante a ser considerado no momento de produção, são os materiais utilizados para cada caso. É possível realizar trabalhos com madeira para as mais comuns, ACM e até mesmo PVC no caso das sanfonadas.

    Para que o trabalho possa ser feito de forma que os desperdícios sejam mínimos, o esforço reduzido e a qualidade impecável, recomenda-se o uso de maquinários específicos para cortes e furações, principalmente, se tratando de produtos sob medida.

    No mercado, existem as chamadas Router CNC, que são equipamentos de Comando Numérico Computadorizado que, através de um comando, enviam o plano de corte para a máquina, reproduzindo no material exatamente o que você busca, sem erros e evitando prejuízos que mão de obra comum resultaria.

    As Routers CNC podem realizar cortes em chapas de madeira, ACM, PVC, acrílico, alumínio e diversos outros, é preciso apenas ficar atento à espessura dos materiais!

    Além dos cortes, elas podem realizar furações — para os buracos de parafusos, por exemplo —, fazer desenhos ou gravações no material.

    E, por se tratar de um produto que é necessário estar milimetricamente em perfeito estado, é muito importante que os erros sejam mínimos, não é mesmo? Pode ser um alto investimento para início, mas que com certeza, irá render frutos incríveis no futuro, não só para o seu bolso, mas para o seu negócio também.

    Ah, e importante lembrar: algumas empresas possuem equipamentos CNC específicos para a fabricação de portas, realizando todo o plano de corte, furação e gravação.

    Está esperando o que para começar a considerar essa ideia e se inserir no mundo da marcenaria e seus produtos, focando especificamente em um produto que todo mundo precisa?

    Avatar de Cristina Leroy Silva

    Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.