9 curiosidades sobre as praias do mundo

Ao falar sobre praias, a maioria das pessoas provavelmente se imagina tomando sol, banhando na água ou tomando um coquetel em um bar. Mas a praia tem mais do que as atividades usuais de diversão e sol. Você sabia disso…

1. O Brasil possui a maior praia de areia ininterrupta do mundo. A praia mais ao sul – Praia do Cassino – tem uma extensão de 212 quilômetros (132 milhas) a 254 quilômetros (158 milhas), dependendo de diferentes fontes.

2. Whitehaven Beach na Austrália é o ponto de praia mais popular do mundo e com Instagram no momento. No entanto, essa beleza arenosa só é acessível por helicóptero, hidroavião ou barco. 

3. A areia branca que quase sempre o convida a tirar os sapatos e deixá-la escorrer pelos dedos dos pés é, na verdade, apenas excremento de peixe.

É produzido pelo peixe papagaio mordiscando corais. Não é capaz de metabolizar o coral e ele acaba voltando para o mar. Surpreendentemente, um peixe-papagaio pode produzir até 100 kg de areia por ano.

4. Depois de várias tentativas fracassadas, uma equipe internacional de escultores e técnicos terminou o maior castelo de areia do mundo em junho de 2019 em Binz, Alemanha.

A conclusão do castelo exigiu cerca de 11.000 toneladas de areia, mas a equipe conseguiu sem usar nenhum suporte estrutural interno. Com seus 17,65 m (57 pés 11 pol.) E 26 metros de diâmetro, o castelo conquistou seu lugar como o castelo de areia mais alto do Guinness World Records. 

5. Pensando nos tempos em que os navios ainda conquistavam o mundo, uma praia dificilmente era um lugar divertido para se estar. Uma mudança real aconteceu por volta do século 18, quando as pessoas começaram a apreciar os poderes curativos do ar fresco e dos banhos de mar.

Durante a Revolução Industrial na Grã-Bretanha, por exemplo, os trabalhadores das fábricas eram vistos como fortes, enquanto a classe alta da sociedade era considerada bastante frágil. Portanto, os médicos costumam prescrever visitas à praia para curar muitas doenças.

6. O surfe foi supostamente observado pela primeira vez por europeus em um navio no Taiti. Remonta às antigas culturas polinésias, das quais era uma parte importante e não apenas um hobby. Os melhores pilotos ganhariam mais respeito em suas respectivas comunidades.

7. Uma forma de não molhar o smartphone ao visitar a praia seria optar por uma mensagem na garrafa. Você pode ter que esperar muito tempo por uma resposta, no entanto. Em alguns casos, até mesmo com alguns séculos de duração.

Em 1784, o marinheiro Chunosuke Matsuyama deixou cair uma dessas garrafas em uma ilha do Pacífico. Só foi encontrado em 1935, ou 151 anos depois, no Japão.

8. Supostamente, uma em cada três pessoas que visitam a praia não sabe nadar.

9. Não é nenhuma surpresa que a Austrália tenha o maior número de praias – mais de 10.000 delas! Mas para ser justo, a Rússia tem o maior litoral, mas a maior parte dele fica de frente para o Ártico, então não há muita chance de desfrutar de um dia de sol na praia lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *